top of page

Aumento na conta de luz acima da inflação em 2024; entenda os motivos 




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê um aumento na conta de energia de 5,6%, acima da inflação estimada em 3,9% pelo mercado financeiro. 


Neste artigo, comentamos os três principais motivos: crescimento dos subsídios pagos pelos consumidores, custo da contratação de energia e investimentos em transmissão, e mostramos uma alternativa para reduzir o valor da conta de luz através do uso de energias renováveis como, por exemplo, aquecedores solares. 


Quais as causas do aumento? 


Subsídios: calcula-se que só em 2024, o consumidor vai pagar R$ 32,7 bilhões em encargos nas tarifas de energia, o que representa 12,5% da conta de luz. 


Custo da contratação de energia: que varia entre os consumidores – cativos que só podem comprar da distribuidora local – e os livres, que são as empresas, que negociam seus contratos de energia diretamente com comercializadores e usinas. 


Custo das redes: dividido entre transmissão e distribuição, é outro causador desse aumento. Os investimentos bilionários em transmissão, contratados pelo governo em leilões, viram tarifa para o consumidor. 


Vale dizer que as linhas de transmissão conectam as usinas às redes de distribuição, responsáveis por levar a energia para a casa das pessoas e aos comércios.  

Existem exceções à regra, como as indústrias que podem se conectar na rede de transmissão sem precisar de uma distribuidora e alguns equipamentos de geração de energia, que se conectam direto na rede da distribuidora, como as placas solares nos telhados das casas. 


Por que em alguns estados o aumento é maior? 

A Aneel leva em conta alguns itens na hora de calcular o reajuste das tarifas das distribuidoras. Confira!  


- Custo da compra de energia pelas distribuidoras (as distribuidoras compram das usinas);  

- Uso das instalações de transmissão e distribuição;  

- Encargos setoriais que custeiam os subsídios e a segurança do sistema e reserva de energia; 

- Custo da inadimplência;  

- Perdas de energia por furto ou problemas técnicos;  

- Correção das tarifas pela inflação; 

- Produtividade, qualidade e transição dos custos operacionais das distribuidoras. 


A Unisol Aquecedores Solares oferece soluções em energia limpa que ajudam a reduzir o valor da conta de luz. 


Os consumidores contam com um importante aliado para não sofrerem com o aumento da conta de luz acima da inflação: a Unisol Aquecedores Solares. 


Com legado de excelência, a Unisol oferece há quase 30 anos soluções em aquecimento solar. São produtos inovadores e sustentáveis; tecnologia de ponta; excelente custo-benefício; assistência técnica com atendimento e serviços de qualidade. Garantia de fábrica testada e aprovada pelo Inmetro e parceria sólida com suas revendas.  


Tudo isso acontece por meio da energia solar que é fonte de energia renovável e sustentável e contribuiu para o consumidor economizar dinheiro, além de reduzir a pegada de carbono. Conheça mais a Unisol acessando o link: https://www.oaquecedorsolar.com.br/ 

 

Comments


bottom of page